Grupo vai se reunir com representante da companhia União Química nesta sexta-feira, em Porto Alegre
andre.tajes@serraempauta.com
25.02.2021 - 19h46min
Um grupo de prefeitos da Serra vai se reunir com o representante da companhia brasileira União Química, responsável pela compra do imunizante russo Sputnik V anticovid, nesta sexta-feira (26), à tarde, em Porto Alegre. O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga), que reúne 17 municípios da região, convidou o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), e juntos, vão formalizar um protocolo de intenção para a compra da vacina contra a covid-19.
Leia mais:
Caxias do Sul vacina idosos de 78 anos ou mais em drive-thru na terça e quarta-feira
A discussão teve início na manhã desta quinta, quando o presidente do Cisga e prefeito de Monte Belo do Sul, Ademir José Dallé (MDB), reuniu os chefes do Executivo de Bento Gonçalves e de Farroupilha, Diogo Siqueira (PSDB) e Fabiano Feltrin (PP), respectivamente, para sensibilizar os demais prefeitos para fazer a compra da vacina. A decisão foi tomada durante reunião on-line realizada no final da tarde desta quinta. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na terça (23), autorizar estados e municípios a comprar e a distribuir vacinas contra a doença.
Diogo contou que realizou contato com três laboratórios: União Química, Instituto Butantan e Pfizer para formalizar o interesse da compra em conjunto do imunizante. O prefeito de Bento ressaltou que a intenção inicial é entrar na fila de compra para agilizar o máximo a vacinação da população da região e complementar com as doses do Programa Nacional de Imunização (PNI). Diogo estima um investimento entre R$ 500 mil a R$ 1 milhão.
"Eu quero é comprar a vacina. Se eu consigo vacinar o povo eu consigo sair do lockdown mais rápido. Não quero dormir no ponto", disse o chefe do Executivo de Bento.
Siqueira disse ainda que deverá encaminhar um projeto de lei para a Câmara de Vereadores solicitando a autorização da compra e que já pediu o apoio dos parlamentares para a aprovação da matéria.
Por telefone, Adiló confirmou a participação da reunião, mas não adiantou o valor que pretende investir para a compra da vacina. Ele entende que primeiro é necessário saber qual é a disponibilidade da empresa. Ele ressaltou a dificuldade financeira do município, e contou que recebeu a oferta de recursos de empresários caxienses para a compra do imunizante.
"Vamos entregar o protocolo e se tiver o fornecimento vamos comprar. Quanto mais nós conseguirmos melhor, mas não está fácil. Queremos saber quantas doses estão disponíveis", ponderou Adiló.
Leia também:
Vereadora de Caxias sugere a criação de renda básica emergencial
Governo estadual quita salários de fevereiro nesta sexta-feira
Comitiva de Flores da Cunha reivindica emendas para Hospital Fátima
Câmara de Caxias recria Frente Parlamentar de Acompanhamento da Codeca
Câmara de Vereadores de Caxias tem surto de coronavírus
Tags:
Região prefeitos reunião protocolo, intenção compra vacina covid-19